#diabeticoach, #motivação, Coaching, Datas Especiais, Lidando com o Diabetes, psicologia positiva, Resiliência

DIABETES: NOVO ANO, NOVAS ATITUDES

O ano de 2018 bate à porta. Novos planos e objetivos já estão sendo sonhados e logo poderão ser realizados, correto?  Claro! Quem realiza suas metas sempre parte de um sonho, um desejo de conseguir aquilo que ainda não tem, fazer o que ainda não faz, criar o que ainda não existe ou ser o que ainda não é. Os sonhos são responsáveis por cada conquista e avanço da humanidade: Thomas Edison sonhou com a lâmpada, Santos Dumont sonhou com o avião e Willis Carrier sonhou com o ar condicionado. Para a nossa sorte, todos eles realizaram seus sonhos. Mas será que foi a sorte que os fez realizar tantas coisas importantes? Definitivamente, não.

Thomas Edison, Santos Dumont e Willis Carrier, respectivamente. Sonhos realizados com muito trabalho e determinação.

As resoluções de ano novo, aquela lista de coisas que fazemos mentalmente ou em uma folha solta de um caderno, são muito comuns nessa época. Igualmente, são as repetições de antigos desejos, sonhos e aspirações que não realizamos no ano que está por terminar. Em outras palavras: estamos sempre sonhando com o que ainda não conquistamos, mas dando pouca importância em pensar em como vamos conquistar. É aí que mora a diferença entre os sonhos de Edison, Dumont e Carrier e o de muitos de nós: sonhar é o primeiro passo, mas depois dele, há uma longa corrida até a linha de chegada.

Para quem tem diabetes, melhorar o controle glicêmico no ano seguinte é sempre um desejo, afinal, ninguém quer lidar com as conseqüências de uma disfunção mal controlada. Mais uma vez, sentimos na pele que apenas sonhar não muda nada. Precisamos dar o primeiro passo, bem como o segundo, o terceiro, o quarto e até o milésimo, se houver necessidade.

Sonhar é importante, mas colocar os pés no chão e a mão na massa é fundamental. Nenhum sonho se transforma em realidade sem trabalho e nenhum trabalho tem sucesso sem planejamento. Controlar a glicemia é uma tarefa que, mesmo com um bom plano, apresenta inúmeras dificuldades como hiperglicemia, hipoglicemia, contagem de carboidratos, medições de ponta de dedo, aplicação de insulina ou administração de medicamentos e, ainda assim, deve-se contar com imprevistos.

Sem sombra de dúvida, o controle glicêmico é fundamental para quem convive com a disfunção e exige que metas sejam estabelecidas para que se tenha mais êxitos que fracassos ao longo da vida com o diabetes. Simplesmente sonhar com melhores glicemias, não as fará mais condizentes com nossa condição. Precisamos colocar a cabeça para pensar e o lápis para escrevermos tudo aquilo que almejamos e como alcançaremos nossas metas glicêmicas em 2018, 2019, 2020, até o fim desta vida.

Ainda dá tempo.  Anime-se e siga 4 dicas que damos para facilitar todo esse processo:

– Pegue um caderno especialmente para suas anotações. Folhinhas soltas são tão fáceis de perder quanto o foco quando as metas não estão claras;

– Escreva tudo o que precisa melhorar a sua convivência com o diabetes. Esse simples exercício já ajuda a visualizar e elaborar melhor os nossos objetivos;

– Determine o que fará para alcançar cada objetivo;

– A cada semana anote o que conseguiu melhorar e vá comparando seus resultados para manter-se motivado;

Prepare-se para saborear as conquistas, mas encarar de frente os fracassos. Lembre-se que Thomas Edison admitiu ter criado 100 lâmpadas que não funcionavam até chegar à 1ª que finalmente acendeu.

Gostaria de aprender mais sobre como manter-se motivado e acessar suas próprias ferramentas pessoais para lidar melhor com o diabetes? Entre em contato com o Diabeticoach clicando aqui e preenchendo a ficha de cadastro. Será um prazer poder ajudá-lo a descobrir a si mesmo.

Desejamos a todos um ano de 2018 repleto de realizações positivas, saúde, bem-estar e conquistas.

Gratidão e abraço,

Daniel Ramalho

Diabeticoach


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s